sexta-feira, 7 de junho de 2013

MATA ROMA E O PROGRAMA ARRAIAL DAS LETRAS

O Programa de Alfabetização Arraial das Letras é fruto de uma parceria firmada entre a Seeduc, o MEB e o Governo Federal, por meio do Programa Brasil Alfabetizado, visando erradicar o analfabetismo no estado. No município, a Secretaria de Educação Municipal é a responsável pelo cadastramento e realização do seletivo.
Quem pode fazer o ser professor alfabetizador? 

1.       O candidato a vaga de Alfabetizador Voluntario deverá, preferencialmente, ser professor das Redes  Publicas de Ensino;
2.       Formação de no mínimo, nível médio completo, caso não haja pessoas cursando nível superior;
3.       Experiência anterior de mínimo 05 anos em educação, preferencialmente, na área de jovens e adultos.
Quem pode ser coordenador de turmas?
1.       O candidato a vaga de coordenador voluntario deverá ter formação superior em educação ou estar cursando;
2.       Experiência anterior em Educação principalmente de Jovens e Adultos e ser capaz de manter o controle sobre o trabalho e desempenhar todas as atividades descritas para o coordenador.
Qual a origem dos recursos para pagamento das bolsas?
O projeto é financiado pelo Ministério da  Educação e Cultura (MEC)  em parceria com a Secretaria de  Estado da Educação(SEEDUC)  e o Movimento de Educação de Base( MEB) com o apoio dos municípios envolvidos
A SEEDUC enviou a professora e mobilizadora Rosário de Fátima para acompanhar todo o processo seletivo que está acontecendo desde o dia 05/06 e vai até 07/06/2013 às 18h na sede as Secretaria de Educação.











Câmara de Vereadores faz palestra com Pastor!

Hoje(07) em homenagem ao dia do pastor que será dia 09 deste mês, a Câmara de Vereadores trouxe o Pastor do Ministério Apostólico Internacional Shalon, Macksou Germano Abrahão que recebeu o convite da vereadora Geyssa Lobo para visitar a Casa e dá uma palavra de benção aos parlamentar. " Fiz o convite para que ele visitasse a Casa, para nos abençoar, para dá importância aos pastores da nossa cidade... Que os pastores possam junto com o parlamento, com o poder executivo unirmos força, para fazermos um bom trabalho no município abençoado por Deus".( Vereadora Geyssa)
Em pergunta ao Pastor o que ele tem a dizer da palestra ele respondeu: "Foi interessante, uma experiencia unica, já conheço Mata Roma  faz tempo, já trabalhei na cidade,a atitude da vereadora Geyssa, é uma forma de trazer o valor do sacerdote evangélico pro município porque tem um papel muito grande de desempenhar mais que precisa ser reconhecido pelas autoridades e receber o devido valor que nem todas as autoridades dão.













    

Reunião com os Secretários de Saúde de todo o Baixo Parnaíba

Ontem(06) a Comissão Intergestora Regional de Chapadinha-CIR através da sua coordenadora, Dr. Coutinho e do seu secretario executivo Gustavo Correa, reuniram-se em sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Mata Roma para a deliberação de importantes projetos de saúde para a região.
Participaram dessa sessão os secretários de saúde de: Água Doce, Chapadinha, Santa Quitéria, Anapurus, Brejo, Milagres do Maranhão e Santana do Maranhão. 
Entre as deliberações, foi aprovado a resolução que amplia os recursos da média complexidade em saúde, através de um perfil minimo de serviços de saúde que os municípios devem ofertar.
Para o Secretario de Saúde de Mata Roma, Gustavo Correia, o acontecimento se tratou de um momento único para a saúde da região do baixo parnaíba, por se tratar de uma reivindicação antiga dos gestores municipais do SUS e que agora ira transformar em beneficio para a população