quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Chapadinha ganhará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

fonte: Blog William Fernandes
A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, indicação de autoria do deputado Fábio Braga (PMDB), pedindo que o ministro da Educação,Aloizio Mercadante, adote as medidas necessárias para a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) no município de Chapadinha, localizado a 170 quilômetros de São Luís, na mesorregião do Baixo Parnaíba.
Fotos do Ifma de São João dos Patos (MA)
Na indicação, Fábio Braga esclarece que a instalação do campi do IFMA de Chapadinha contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento social e econômico do Estado do Maranhão, bem como o melhor aproveitamento das potencialidades regionais, e proporcionará aos jovens da região melhora na sua formação, bem como a sua permanência nas suas cidades de origem.
O parlamentar informou que, segundo dados do IBGE de 2010, a população de Chapadinha é estimada em 74.456 mil habitantes, o que, na opinião dele, demonstra ainda mais a necessidade de um centro universitário na região. O município de Chapadinha pertence à mesorregião do Baixo Parnaíba do Maranhão, e abrange uma área de 19.178,80 Km2 e é composto por 16 municípios.
Devem ser beneficiados com o Ifma estudantes de Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia, Urbano Santos e Mata Roma. A população total do território é estimada em 411.525 mil habitantes.
QUALIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Na avaliação de Fábio Braga, além de proporcionar conhecimentos e qualificação para o mercado de trabalho que se desenha no futuro, o Campi de Chapadinha diminuirá a saída desordenada de jovens para os grandes centros urbanos em busca de oportunidades, causando com isso o inchaço das grandes cidades e a frustração de um grande número dessa parcela da sociedade que necessita de uma maior atenção por parte do poder público.
Fábio Braga entende que o campi de Chapadinha contribuirá, de forma significativa, para o desenvolvimento social e econômico do Estado do Maranhão, bem como o melhor aproveitamento das potencialidades regionais, e proporcionará aos jovens de toda região a melhora na sua formação, bem como a sua permanência nas suas cidades de origem. Chapadinha serve de acesso entre as capitais São Luís e Fortaleza, esta no Estado do Ceará, através da BR-222 e MA-230.
O município de Chapadinha está localizado numa região com forte vocação na produção de grãos, principalmente de milho e soja, sendo um dos destaques de produção do Nordeste. A região se destaca também pelo extrativismo de óleo de babaçu, e mais recentemente a futura implantação da indústria de pellets de eucaliptos da Suzano.

Projeto da vereadora Fernanda Maria foi aprovado por unanimidade

DSCN0135
Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei n 02/2013 da vereadora Fernanda Maria que inclui nos currículos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Mata Roma/MA, estudos de prevenção e combate ao uso de drogas psicoativas lícitas e ilícitas.
A inclusão desse conteúdo será destinada aos estudantes do ensino fundamental à partir da 5º série, ministrados nos planos de ensino das disciplinas de Ciências e Educação Física. “Nosso objetivo é a conscientização das crianças e dos jovens, alertando na prevenção desse mal que vem assolando a sociedade e colocando o país em destaque em índices nada promissores”, resumiu.
Segundo Fernanda a escola como espaço destinado à formação de crianças e jovens deve ter papel fundamental na prevenção, pois, é apontada por muitos especialistas no assunto como uma estratégia eficiente para enfrentar esse problema, levando para dentro da escola a conscientização de que o uso dessas substâncias causam grandes males, tanto para quem a utiliza quanto para a sociedade.
O Brasil é o maior mercado de crack do mundo e o segundo de cocaína, apontou o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas feito pela Universidade Federal de São Paulo.

fonte: PSL

Mata Roma: Prefeitura realiza restauração da estrada que liga Bom Sucesso à Chapadinha.


fonte: Blog do Helton Carlos

A Prefeitura Municipal de Mata Roma iniciou trabalhos de recuperação da estrada que liga o povoado Bom Sucesso (Mata Roma) à cidade de Chapadinha.

A estrada é bastante movimentada por pessoas residentes nos povoados pertencentes aos municípios de Mata Roma, Urbano Santos e Chapadinha, principalmente. Grande parte da população dessa região precisa fazer o trajeto quase que diário à Chapadinha.


Sendo que, tais moradores destes povoados, contribuem com o desenvolvimento econômico de Chapadinha.

Os trabalhos na estrada está sendo realizado por uma Patrol. Esta máquina foi conseguida na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), onde, essa ação é fruto de uma parceria entre, Governo Federal, Governo Estadual e Ministério de Desenvolvimento Agrário.


A restauração desta estrada só tem a melhorar o acesso e diminuir o tempo de deslocamento, já que a mesma apresentava grandes trechos de pedras e dificuldades de movimentação.

Segundo informações repassadas ao Blog do Helton Carlos, a restauração que iniciou no povoado Bom Sucesso, será até o limite de divisão dos município de Mata Roma e Chapadinha (mais ou menos 12 km distante de Chapadinha). Mas que tem há possibilidade das obras se estenderem até a entrada do povoado Bacabal, distante 4 km de Chapadinha.




Projeto olhar Brasil em Mata Roma!!!

Coordenadora Denize Zuque 
Secretaria de Saúde de Mata Roma, estará realizando nesta segunda (16/09), um Mutirão de Acuidade Visual que atenderá nas Escolas Municipais e nas Clínicas da Família. O objetivo da campanha é detectar novos casos de pessoas (crianças e adultos) que apresentem problemas visuais e encaminhá-las à serviços especializados.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Enfª. Denise Zuque, os testes de acuidade visual são extremamente importantes para o município de Mata Roma, pois através deles é possível realizar uma triagem de quem realmente precisa de encaminhamento ao oftalmologista, evitando consultas desnecessárias.


Esta iniciativa do Secretário de Saúde, Gustavo Corrêa,(foto ao lado) coordenada juntamente com os Agentes Comunitários Saúde, faz parte das ações do programa saúde na escola (Olhar Brasil), que beneficiar muitas crianças da rede escolar municipal com aquisição de óculos.

APÓS SOFRER AVC, EXECUTIVO BRASILEIRO NÃO CONSEGUE PARAR DE DOAR DINHEIRO

CASO É ESTUDADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. PARA ESPECIALISTAS, PACIENTE SOFREU UM TRAUMA QUE MODIFICOU SUA PERSONALIDADE

Após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), um executivo brasileiro de 49 anos não consegue parar de doar comida e dinheiro a estranhos. O caso inédito, que está sendo estudado por médicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi publicado no jornal especializado Neurocase em sua edição de agosto.
Ao que tudo indica, o trauma sofrido pelo brasileiro afetou uma região do cérebro responsável pela tomada de decisões e pensamentos difíceis. Assim, o "Senhor A", como o paciente pediu para ser identificado, não é capaz de parar de dar dinheiro, doces e comidas a pessoas pobres com quem cruza na rua. Sua esposa disse aos médicos que a situação está gerando um grande estresse familiar, já que os atos filantrópicos do marido causaram graves danos ao orçamento da casa.
Para Leonardo Fontenelle, um dos membros da equipe que examinou o executivo, os sintomas de "generosidade excessiva e persistente parecem um transtorno no controle dos impulsos". Segundo ele, mudanças de personalidade desse nível não são comuns em pacientes com lesões como as sofridas pelo "Sr. A" com o AVC. Da mesma maneira, para Larry Goldstein, neurologista da Universidade da Carolina do Norte, o caso é bastante raro. "Embora a mudança de personalidade não seja tão incomum, esta em particular é aparentemente nova".
O grande interesse dos especialistas é desvendar o que incentiva o comportamento filantrópico do executivo. Ter essas informações em mãos poderia ajudar a descobrir quais áreas são responsáveis pelo "delicado equilíbrio entre altruísmo e egoísmo, que consiste em um dos pilares da tomada de decisões".
Se recuperando do AVC, o executivo brasileiro disse aos especialistas que tinha consciência de seu comportamento. Ele afirmou também que decidiu parar de trabalhar, pois tinha visto a morte de perto e queria aproveitar a vida, "que é muito curta".O grande interesse dos especialistas é desvendar o que incentiva o comportamento filantrópico do executivo. Ter essas informações em mãos poderia ajudar a descobrir quais áreas são responsáveis pelo "delicado equilíbrio entre altruísmo e egoísmo, que consiste em um dos pilares da tomada de decisões".

fonte: Época Negocios