quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Médicos cubanos começam trabalhar dia 23, em Chapadinha


O programa 'Mais Médicos', do governo federal, encaminhou 37 profissionais para atuar em 12 municípios maranhenses e seis distritos indígenas do Estado. O grupo chegou a São Luís na madrugada do último domingo (15). A infomação é da Secretaria de Comunicação (Secom).
Esta semana, os médicos passam por treinamento de ambientação realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), no Praia Mar Hotel, onde devem ser repassadas informações como a situação atual da saúde no Maranhão e planos nacional, estadual e municipais de saúde; política nacional de atenção básica e as estratégias em curso no Estado e municípios; sistemas de informação e regulação; funcionamento e funções do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e das Comissões Intergestores Regionais (CIR) e Bipartite (CIB); participação e controle social; processo de regionalização da saúde no Estado; e implantação das redes de atenção à saúde.
Na sexta-feira (20), os médicos visitam unidades básicas de saúde e compartilham suas experiências profissionais anteriores. A jornada de trabaho começa na próxima segunda-feira (23).
Segundo a SES, 35 dos 37 médicos estrangeiros contratados pelo Ministério da Saúde são cubanos. Um é venezuelano e o outro é do México.
Veja a lista de municípios maranhenses que vão receber profissionais do programa 'Mais Médicos':
Altamira do Maranhão - 2

Amarante do Maranhão - 3

Arame - 3

Buriticupu - 3

Chapadinha - 6                                                                                                                         
Coroatá - 2
Monção - 2
Santa Helena - 2

São José de Ribamar - 2

Serrano do Maranhão - 2

Urbano Santos - 2

Vargem Grande - 2

Distritos Indígenas - 6

fonte: CN1 noticias

Homem "com espirito de satanás" se agarra a botijão, provoca incêndio e morre carbonizado



Homem carbonizado dentro da residência (Foto: Jorge Filho) 

Um homem ainda não identificado morreu agarrado a um botijão de gás, após provocar um incêndio na comunidade Engenho Velho, no bairro de Gramame (área rural da Zona Sul de João Pessoa), na noite de segunda-feira (16). Antes de causar o incêndio, a vítima levou pânico à localidade, dizendo que estava incorporado com o "espírito de satanás".

Segundo informações da Polícia Militar, o homem trajava roupas pretas, estava encapuzado e armado com um facão. Teria invadido uma igreja evangélica e ameaçado um homem que estava no local. Uma testemunha relatou que ele gritava que "estava com uma entidade maligna".

Após sair do templo religioso, utilizando uma motocicleta, o acusado invadiu uma residência. Uma jovem que estava no imóvel conseguiu fugir, pulando a janela.

Policiais militares informaram que o homem ateou fogo na casa e o corpo dele foi encontrado carbonizado, na cozinha da residência. A vítima morreu agarrada ao botijão de gás.

O cadáver foi removido para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) de João Pessoa onde será periciado.

Fonte: Portal Correio, com edição CN1 

Vem aí a Festa do santo padroeiro São Francisco das Chagas em Mata Roma, acompanhe a Programação.

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR













fonte: Mata Roma em foco


FOTOS: Projeto Cantinho da Leitura no Colégio Rolindo Garreto.


























s