terça-feira, 5 de março de 2013

Médicos relatam primeiro caso de cura da AIDS


A doutora Deborah Persaud, do John Hopkins Hospital, anunciou o primeiro caso de cura da Aids. O paciente é um menino norte-americano nascido com o vírus contraído durante a gestação, segundo informações do site Science Daily.
Durante 18 meses o menino recebeu tratamento com antirretrovirais e foi colocado em observação, ficando 5 meses sem receber o medicamento. Não se trata de uma erradicação plena do vírus, mas é uma presença tão débil que o sistema imunológico do organismo do menino é capaz de dar conta da infecção sem os remédios.
O único caso reconhecido de cura total da Aids aconteceu com o norte-americano Timothy Brown, conhecido como "paciente de Berlim". Ele ficou livre do HIV após realizar um transplante de medula óssea. O doador apresentava uma mutação genética que impedia o vírus de adentrar as células.
Para explicar a cura, os médicos atribuem o sucesso do tratamento ao seu início precoce. Com isso, não houve formação de reservas de vírus dificilmente tratáveis. O anúncio foi feito na 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada neste final de semana em Atlanta, no estado americano da Geórgia.
Testes indicaram uma redução progressiva da presença do HIV no sangue dos recém-nascidos, até o vírus se fazer indetectável no 29º dia de tratamento. O desaparecimento do HIV sem tratamento permanente é raro, observado apenas em 0,5% dos adultos infectados.
Partículas do HIV entram numa célula
fonte: Yahoo.com

Bispo impostor tenta invadir primeira rodada de reuniões do conclave

Um homem vestido com roupas religiosas foi expulso da congregação de cardeais pela Guarda Suíça do Vaticano, nesta segunda-feira (4). O homem tentou invadir a primeira rodada de reuniões pré-conclave, quer irá eleger o próximo papa após Bento 16 renunciar, no último dia 28 de fevereiro. 

O invasor, identificado como Ralph Napierski, chegou a se apresentar para os jornalistas locais como “Basilius”, representante da “Igreja Italiana Ortodoxa”, que não existe. O italiano ainda afirmou que os bispos cometeram um engano ao trocar padres suspeitos de praticar pedofilia. 

Napierski ainda cumprimentou diversos cardeais antes de ser descoberto. Porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi diz desconhecer qualquer caso de “falsos” cardeais na reunião que definirá o nome do novo líder da Igreja Católica. 

Durante as reuniões, os cardeais vão definir detalhes do conclave, como a data de seu início. Uma segunda reunião está marcada para as 17h (13h no horário de Brasília), segundo informou a Santa Sé. Cerca de 150 cardeais, dos 207 que compõem o Colégio Cardinalício, estão presente nesta primeira congregação. O restante deverá chegar até a próxima quarta.
fonte: yahoo.com

Mulher atira bebê pela janela em Bento Gonçalves-RS


Uma mulher jogou nesta segunda-feira uma menina de sete meses do apartamento em que a família mora, no terceiro andar de um prédio do bairro Planalto, em Bento Gonçalves (RS). Logo depois, tentou atirar também a outra filha, de dois anos, que ficou pendurada na grade da sacada. As duas crianças foram resgatadas por vizinhos.
A menor, que caiu no teto de uma peça do andar inferior, foi internada no Hospital Tachini, em estado regular. A maior não sofreu ferimentos e ficará temporariamente em casa de parentes.
Relatos feitos por familiares à polícia indicam que a mulher tem problemas psiquiátricos. Ela também foi encaminhada ao Hospital Tachini e ficou internada para exames, sob custódia da polícia, e deve responder a processo por dupla tentativa de homicídio.
fonte: Yahoo.cm

Direção do Socorrão I diz que vai processar a Cemar


SÃO LUÍS - A direção do Hospital Djalma Marques (Socorrão I) informou, nesta segunda-feira (4), que vai processar a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) por danos provocados devido a frequentes quedas de energia.
Somente no ano passado, foram cinco quedas de energia, totalizando um prejuízo de quase R$ 700 mil. Com as frequentes oscilações, alguns equipamentos do hospital foram queimados, comprometendo o atendimento aos pacientes.
De acordo a direção do hospital, a Cemar já foi avisada das constantes quedas de energia no local, mas como não houve resposta por parte do órgão, agora o hospital deverá acionar a justiça.
Em nota, a Cemar informou que todos os registros de falta de energia foram recebidos e que já programou uma inspeção conjunta com a administração do hospital. A intenção é avaliar a situação e tomar as providências técnicas que esse tipo de caso requer.
*Com informações da TV Mirante.
fonte: Imirante.com
Foto: Flora Dolores/ O Estado