quarta-feira, 10 de abril de 2013

Detentos são assassinados dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas


Os detentos foram assassinados por volta das 05h desta quarta-feira (10).



As primeiras informações apontam que o crime tenha sido um “acerto de contas”. Dos cinco detentos, quatro morreram dentro do presídio e um morreu a caminho do hospital.

A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) confirmou os nomes dos detentos e três deles são irmãos: Rogério Moreira Maranhão, Linderberg Moreira Maranhão e Vagner Moreira Maranhão. Os outros dois foram identificados como Roberto Costa Ferreira e Silas Santos Mendes.

Os cinco foram presos no último fim de semana no bairro Isabel Cafeteira, em São Luís, por envolvimento com o tráfico de drogas e os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).

Jacelena Dourado/Imirante
fonte:Cn1.com

Empresário é executado a tiros em Bacabal


Extraído do GI Portal

Foto: Madson Silvan

Um empresário identificado como Ivaldo Mandacaru foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (9), na cidade de Bacabal, a 250 Km da capital maranhense. O empresário era proprietário da Transportadora Gaivota.

Segundo as primeiras informações, o crime acorreu na rua Frederico Leda, próximo ao Sesi, e foi praticado por dois elementos. Os suspeitos foram capturados logo após o crime, em uma ação rápida da policia.
Foram desferidos cinco tiros de arma (ponto 40) contra o empresário, que morreu no local.
Os suspeitos de praticarem o crime se encontravam num Corsa Classic, de cor preta, placas MOJ 5846, de João Pessoa (PB). Eles seriam policias militares daquele estado, e foram identificados como Francinaldo do Nascimento Silva e Josémilson de Oliveira Santos .

Veículo do empresário rodeado de curiosos após o crime
Com eles foi encontrado R$ 3.697,00 em espécie. Quanto a motivação, a polícia não descarta nenhuma, principalmente pistolagem. A vítima era bastante conhecida na região de Bacabal.

CHAPADINHA: Ciganos são presos com armas e dinheiro



Uma quadrilha de ciganos foi presa na cidade de Chapadinha, nesta sexta-feira (05). A policias militares realizavam uma ronda de rotina, quando abordaram um veículo Volkswagen de cor vermelha com oito homens dentro.


Durante revista, dois homens conseguiram fugir e os outros seis foram presos no local. No veiculo foram encontrados: quatro revolveres, cinco facas, R$ 3.435,00, celulares, vasta munição e documentos de carros.
Os suspeitos foram levados para o Quartel para averiguação, em seguida encaminhados a Delegacia da cidade.
Os preso foram identificados como sendo: Francisco Leandro da Rocha, 23 anos, Raimundo Clodomir da Rocha, 21 anos, Roberto Cunha da Rocha, 20 anos, Mardoni da Silva, 23 anos, Pedro Juazeiro da Costa, 39 anos e Edvaldo da Rocha, 18 anos.
extraído: blog Interligado

Coordenador da CGU fala sobre fiscalização em Mata Roma

Semana passada o Jornal Pequeno  realizou uma entrevista com coordenador do Núcleo de Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU-MA), Welliton Resende, afirma que o desvio de dinheiro público ainda impera no Maranhão e que as prefeituras e outros gestores recorrem a notas fiscais frias e 'laranjas', principalmente, para acobertar a corrupção.

Neste ano, a CGU realizou no Maranhão a fiscalização de 2 municípios, Mata Roma e Brejo de Areia, os relatórios já estão sendo criteriosamente confeccionados. Em breve, serão publicados e disponibilizados ao cidadão no sítio da CGU (www.cgu.gov.br), serão também encaminhados aos ministérios repassadores de recursos, Ministério Público, TCU, AGU e a depender da gravidade para a Polícia Federal.
Quando questionado sobre quais as irregularidades mais encontradas no atos das fiscalização. Welliton respondeu:
“Nos relatórios, são corriqueiras irregularidades do tipo: utilização de notas fiscais frias para a comprovação de despesas, utilização de empresas fantasmas, saques sem a devida comprovação da execução das despesas, fraudes em licitações e etc.

Welliton também falou sobre a transparência na administração pública e lembrou que, até o dia até o dia 28 de maio deste ano, todos os municípios maranhenses terão que criar os seus portais da transparência, em que deverão disponibilizar informações sobre a execução orçamentária e financeira em tempo real. Hoje, com a Lei de Acesso à Informação vigendo o cidadão tem mais uma ferramenta poderosa de fiscalização à sua disposição.
Welliton Resende.Coord.do
Núcleo de Prevenção à Corrupção da CGU

extraído: Blog interligado

SEBRAE e prefeitura de Urbano Santos implantam "PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO" de apoio a pequenos empresários



70 pequenos empresários receberão orientações do Sebrae/Prefeitura

O Negócio a Negócio é realizado pelo Sebrae-MA é composto por três atendimentos aos empreendedores.



O primeiro é realizado por pesquisadores que levantam dados cadastrais e gerenciais das empresas interessadas em participar do projeto.

No segundo atendimento,as empresas recebem um relatório elaborado pelo Sebrae-MA,com o resultado do diagnóstico e as indicações de melhorias a serem implementadas. Juntamente com o relatório,as empresas recebem um Caderno de Ferramentas de Gestão que auxiliará o empresário na implementação das melhorias indicadas.

No terceiro atendimento,a empresa recebe uma segunda visita do pesquisador para aferir os resultados alcançados e as dificuldades encontradas na implantação das melhorias indicadas.



Representante do Sebrae fala sobre o "Projeto Negócio a Negócio"



Secretária do Trabalho, Ivanildes Bastos, fala da importância de apoiar os pequenos empreendimentos e assim gerar emprego
A prefeita Iracema Vale disponibilzando todo apoio ao Sebrae em Urbano Santos-Ma
  Texto: Sebrae, Fotos: Daniel Dutra, Secom

PAULINO NEVES: Baleia Cachalote é Encontrada Morta na Praia dos Lençóis


 
 
Uma baleia da espécie cachalote foi encontrada morta no fim da tarde da última segunda-feira (8) por pescadores, na gleba Barro Vermelho, Praia dos Lençóis, no município de Paulino Neves (a 480 km de São Luís). O mamífero tem cerca de 10 metros de tamanho, 1m40 de altura e pesa entre seis e oito toneladas, de acordo com estimativas da comunidade.

Pelo estado de decomposição em que ela está, provavelmente já morreu há algum tempo. Ela está quase sem nadadeiras, só tem uma superior e tem um furo na barriga”, contou José de Nazareno Silva, que é ex-secretário de Meio Ambiente do município e estava no momento em que o mamífero foi achado.

Foi o próprio Nazareno quem ligou para o Ibama e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcMbio) para a remoção da baleia. “Trata-se de um tipo diferente de baleia. De 2010 para cá já encostaram três baleias aqui. Todas mortas. Mas nenhuma se parecia com essa. O engraçado é que ela é enorme e está bem na areia. Tem muita gente encostando para ver. Até turistas estão pela praia”, disse.

Em contato com o IcMbio, o G1 foi informado que somente nesta quarta-feira (10) o Instituto vai tentar uma resolução para a situação. "Fomos procurados pelo Ibama e amanhã vamos falar com o pessoal do Parque Estadual dos Lençóis. Provavelmente ela vai ser enterrada lá, por causa de toda a logística necessária para um deslocamento. Mas, para isso, é preciso o auxílio da Prefeitura de Paulino Neves, porque não temos como retirar a baleia de lá. É preciso de um trator”, disse Eugênia de Medeiros, coordenadora regional do IcMbio.

Segundo o biólogo Lúcio Macedo, a espécie não é comum no litoral do Maranhão.
Ela normalmente está mais presente na costa do Rio Grande do Norte. É muito raro aparecer por aqui, por questões como salenidade, a movimentação das correntes e alimentos. Para chegar aqui foi um esforço muito grande, talvez por isso tenha morrido”, explicou.

fonte: Chapadinhasite.com