quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Secretaria de Educação junto com algumas escolas realiza projetos para resolver problemas de alunos com dificuldade.

A realidade do Município de Mata Roma infelizmente não difere da realidade do resto do Brasil no que diz respeito a baixos índices de aprendizagem dos alunos. Pensando nisso a secretária de educação Raimunda Henrique Aguiar, em parceria com as escolas João Bernado Neto e Magylla Neto realiza projeto para resolver problemas de alunos com dificuldade de aprendizagens.
 O município já conta com a ajuda do Programa Mais Educação do Governo Federal que, em contra turno atende as crianças de varias escolas com alfabetização, letramento e matemática alem de outas atividades culturais.
Hoje a grande maioria dos alunos matriculados de 6º ao 9º ano do ensino fundamental encontram dificuldades em acompanhar os conteúdos da série nas quais estão inseridos principalmente pela deficiência na leitura, escrita e conhecimento básicos em matemática,prova disso são os baixos resultado do IDEB nas escolas da rede. O objetivo do projeto é fazer com que o aluno possa acompanhar os conteúdos de suas respectivas series e para isso faz-se necessário alfabetizá-los. Para tanto, em cada escola que atendem alunos de 6° ao 9° ano, é feita uma seleção, inicialmente da sede, através de avaliação prévia dos alunos feita pelos professores os quais são atendidos de forma a reforçar o conhecimento onde o professor trabalha com a alfabetização dos mesmos. No final do semestre pra constatar o avanço será feito um novo diagnostico  No primeiro momento estão sendo priorizado os alunos do 6° ano das escolas acima citadas, mas o intuito da Secretaria e estender pra outras escola com a mesma necessidade.

No colégio João Bernado Neto foi designado um professor para realizar essa tarefa com os alunos dois dias na semana, já na escola Magylla Neto, depois de uma troca de idéias os próprios professores se manifestaram e se prontificaram a alfabetizar seus alunos lançando mão de uma metodologia voltada para a alfabetização. É importante lembrar que os conteúdos da serie estão sendo trabalhados concomitantemente.
Com atitudes como essa é possível mudar a realidade dos nossos alunos e ajudá-los e enfrentar e competir com igualdade por futuro melhor.    

5 comentários:

  1. A prefeita Carmem , foi feliz quando escolheu sua secretaria de educação, agora podemos ter uma esperança nos nossos jovens, pois foi quebrado aquela estaguinação da mesmice, essa nova educação pode refletir no futuro com uma demanda de jovens competidores, e líderes consagrados....

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc amigo(a) acredito na solução do problema da leitura e escrita q tanto atrasa nossos alunos e estou sabendo tb de um novo programa q a secretária aderiu e q já vai começar, onde os professores q trabalham de primeiro ao quarto ano serão capacitados p q sejam habilitados a trabalhar com alunos q não sabe ler e escrever nas séries adiantadas, com essas medidas vai acabar se Deus quiser com esse problema. Parabéns secretária é de passo a passo q se chega lá.

    ResponderExcluir
  3. O Programa é realmente muito bom, é uma iniciativa do governo federal, é não era mais que uma obrigação do município aderir. Além do mais vai gerar algum dinheirinho também né. Vocês acham que iam deixar passar essa?

    ResponderExcluir
  4. Deixa de ser burra anal, a prefeitura não tem obrigação de aderir pois muitas não adere porque tem a contra partida do município e muita força de vontade . Temos como exemplo o mais educação q muitas escolas de outros municípios não tem. te informa anal

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa,
    Aceita parceria? http://kafiles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir