quinta-feira, 7 de março de 2013

Poluição sonora será combatida na Rua Grande, em São Luís


Cerca de 50 lojistas serão orientados sobre a lei que trata crime ambiental.
Empresários apostam nesse tipo de publicidade para chamar mais clientes.

Os lojistas da Rua Grande, principal ponto comercial de São Luís devem  assinar, nesta quinta-feira (7), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reduzir a poluição sonora, resultado das várias caixas de som instaladas em diversos pontos.
“Eles serão orientados de como usar o som sem causar essa poluição e será proposto um TAC. Em um segundo momento, o de fiscalização, caso seja constatado que algum desses pontos esteja com decibéis acima do permitido, a fonte sonora será apreendida e o proprietário conduzido para os procedimentos legais”, explicou o delegado Joviano Furtado.
Os empresários apostam neste tipo de publicidade para alcançar um número maior de clientes, mas quando o alto volume se junta ao sistema de som da rua, o barulho fica ainda maior.
Além do som das lojas e da rádio que funciona no centro comercial, alguns vendedores ambulantes também preferem chegar aos clientes pela voz. Eles usam até megafone para vender o produto.
Mas o que poucos sabem é que o excesso de decibéis nas ruas é considerado crime ambiental. Como a Rua Grande é uma área mista de residências e comércios, o volume máximo permitido não pode passar dos 60 decibéis.
As irregularidades encontradas podem ser denunciadas na Delegacia de Costumes, que faz parte da Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública do Maranhão. De acordo com o delegado, cerca de 50 lojistas serão chamados para receber orientações sobre a lei que trata do crime de poluição sonora.
fonte: g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário